quarta-feira, 19 de maio de 2010

Fotográfo Peterson Sitônio registra com um belo click a Festa Bembé do Mercado

É uma festa tradicional que comemora a abolição da escravatura. Festa da prova da resistêcia do negro, a forma para conservar a cultura africana.

Nesse dia as mães de santo levam suas oferendas para a rainha do mar, para agradecer a Iemanjá pela força que ela vem dando para resistir ,com coragem e luta. Logo após os presentes, ser "arriados" no mar pelos ogans, em terra começa os cantos para celebrar os orixás Oxalá e Urumilá, pedindo paz para a humanidade.


A comemoração de Bembé do Mercado teve início no dia 13 de maio de 1889, quando João de Obá, antigo escravo de origem malé e pai-de-santo saiu junto com filho do terreiro para render graças pela liberdade dos negros. Ele armou um carramanchão na área da Ponte do Xeréu e bateu o bembé (corruplela de candomblé). Passando um ano , os negros da cidade resolveram festejar o 2º aniversário da abolição em praça pública. A festa começa na realidade no dia 10 de maio, quando, ainda é de madrugada, o som dos atabaques avisa que a festa terá início, em saudações aos orixás.

Referência: Jornal A Tarde (Salvador/Ba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário